sexta-feira, 20 de maio de 2016

O socialismo nunca vai aprender a governar bem

A REVOLUÇÃO COMUNISTA DE 1917
Sempre aprendi assim e com essa informação eu e todo mundo que estuda um pouco passou a admirar e ter medo dos soviéticos. Só agora vim ler uma descrição dos eventos que aconteceram no decorrer daquele ano contado por um homem que viveu então e foi um dos principais articuladores da Revolução, Leon Trotsky.

Governava a Rússia o Csar Nicolau II, o sanguinário, um absolutista que tomou uma decisão errada após outra. Entrar na 1ª Guerra Mundial foi a gota d’água. Foi preso, em 15 de março e obrigado pelos revoltosos a abdicar.
- Os comunistas?
Não, os socialistas. No livro Como Fizemos a Revolução, Leon diz (p. 13): “O Partido Socialista Revolucionário tinha como chefes políticos oriundos da classe média que tinham subido àquelas alturas devido ao apoio dos soldados, enquanto os membros da classe operária estavam reprimidos”.
No 1º Congresso Soviético, em 23 de junho, os líderes bradavam: “Prescindi da burguesia, abandonai toda ideia de coligação e tomai nas vossas mãos as rédeas do Estado”.
Os socialistas, maioria no governo revolucionário, endureceram: “O ministério intensificou a repressão, proibiu a publicação de artigos comunistas e estabeleceu a pena de morte contra quem fizesse propaganda política”.
Isto deu mais gás aos comunistas (p. 38): “Os soviéticos não ficaram silenciosos. Nos panfletos produzidos às escondidas animava o povo a apoiar os grupos comunistas em cada cidade, prometia aos camponeses a distribuição das terras e aos operários a direção das indústrias”.
Os socialistas não conseguiam fazer uma boa administração: “A desorganização do exército, o caos na distribuição de alimentos e a revolução agrária criava uma atmosfera de revolta”.
Foi então, já ao final do ano, em novembro, que apoiados pela Marinha e por parte do Exército os soviéticos tomaram o poder (p. 46): “Entendemos firmemente que um governo comunista somente seria possível com métodos radicais. Impunha-se arrancar a autoridade das mãos daqueles que se mostravam incapazes de governar bem e já começavam a causar graves estragos ao país”.
É pessoal, como diz meu grande amigo Marcus, o socialismo nunca vai aprender a governar bem um país. E não foi dito e feito com os PTralhas?

Nenhum comentário: