sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Vivemos num gueto apertado: o dos homens de bem.

É preciso escolher bem o genro.
- Mas Zé, é a filha da gente que escolhe o cara!
Meus dois genros são homens inteligentes, mas um deles insiste em me converter ao PT me mandando textos inteligentes e pejados de ‘cerca lourenço’. Desta vez foi Como Conversar com um Fascista, de Marcia Angelita Tiburi. Uma bela gaúcha professora de filosofia. 

Ela assim defini: “O conhecimento, que deveria ser um processo de encontro e disposição, sucumbe à sua própria negação. Daí a impressão que temos de que uma personalidade autoritária é, também, burra, pois ela não consegue entender o outro”. Para ela um fascista é um autoritário: “prega a intolerância, que afirma coisas tão estarrecedoras, como ‘quilombolas, índios, gays e lésbicas são tudo o que não presta’, é a destruição do conhecimento, como relação com o outro; o que está na base da democracia”. Um fascista é contra a Democracia. Ora, você meu amigo que vivi pedindo a volta dos militares ao poder desistiu de se abrigar na democracia e quer mais é o autoritarismo, fascismo.
Vê se dá pra concordar com ela? “O fascismo produz opressão de um lado e de outro seduz para a forma autoritária de viver garantindo aos que vivem esvaziados de pensamento que o mundo está bem como está. O fascismo constrói opiniões públicas e mentalidades coletivas, tira a chance de pensar no que estamos fazendo uns com os outros, o que poderia nos garantir uma vida mais prazerosa. O fascismo também colonizou os prazeres pelo estético-moralismo que é o consumismo ao qual foi reduzida a antiga e emancipatória categoria ética da felicidade.  Mas não devemos aderir a isso só porque as coisas se apresentam assim hoje”.

Então, estamos cercados. Os fascistas autoritários são cúmplices dos capitalistas que nos seduzem à uma vida sem ética, sem valores. Ela não disse, mas nos faz pensar que vivemos num gueto que vai se tornando cada dia mais apertado: o dos homens de bem.   

Um comentário:

www.elianedelacerda.com disse...

Amigo,
viver é uma Arte!
Precisamos ter jogo de cintura e nos adaptarmos a algumas situações, mesmo que nos desagrade!
O autoritarismo me incomoda, não gosto de imposições,
nasci com desejo de liberdade de expressão e de ser sempre autêntica!
Pessoas do Bem são sempre apreciadas por mim, gosto de conviver com esse tipo de pessoas, que sabem respeitar o próximo, que são solidárias, e que Amam loucamente a Vida!
bjos no coração!
http://www.elianedelacerda.com
Se gostou do meu blog, poderia me seguir lá?