terça-feira, 10 de novembro de 2015

Qual será a situação melhor “ser levado” ou “ser deixado”?

Um gato trancado dentro de uma caixa onde um ampola com gás cianeto está prestes a cair, quebrar e matar o bichano. Você está fazendo outras coisas e seu pensamento não consegue se desligar do que está acontecendo dentro da caixa: o gato está vivo ou já está morto?
Estou lendo isto no livro Estranhezas e Mitos da Mecânica Quântica, do professor de Física da UFF, José Augusto O. Huguenin. A situação acima ilustra a Teoria da Incerteza, do físico Werner Heisenberg (p. 38). Só que na ciência que estudam, o estado das partículas subatômicas, há uma superposição de situações: o gato está vivo e está morto. É o que os cientistas chamam de Teoria dos Muitos Mundos, do físico Hugh Everett. Não se refere ao que eu imaginava, planos diferentes, mundos de outras dimensões. Mas é sobre aquilo que nos acontece frequentemente (p. 40): você pode ir por aquele caminho ou por este. Se for por aquele pode lhe acontecer isso ou aquilo, se ficar neste pode suceder uma coisa ou outra. São as oportunidades. (como este momento da foto: podíamos ter voltado pra Rio Claro, ter continuado pra serra do Piloto ou entrado na Várzea, preferimos este caminho).

Voltando ao gato, só se sabe seu estado quando se abre a caixa, do mesmo modo só se pode saber o real estado de uma pessoa quando ela morre ou quando se faz parar o tempo. A grande questão sobre Deus acabar com o mundo é que uma pessoa está ruim agora e amanhã ela pode se tornar boa. Então, quem é inconformado, diz: Se Deus acabar com o mundo está tirando a oportunidade das pessoas. Ele não só acaba com este mundo mas também com os outros mundos que poderiam acontecer.
Jesus, que para mim e outros foi Deus andando conosco, ensinou (Mateus 24:41,42): “Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor”. Essas duas mulheres são uma mesma pessoa – como o gato que pode estar vivo ou/e morto -, vivendo de um modo ou de outro. Então, tudo depende do momento em que Deus “abre a caixa”. Jesus conclui (44): “Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”.

E ainda resta outra questão: qual será a situação melhor “ser levado” ou “ser deixado”?. Oh incerteza!

Nenhum comentário: