sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Há espaço para uma pessoas passear em paz.

“Lawrence da Arábia me garantiu que lá eu teria paz de espírito”.

Iniciei a leitura de Vento do Saara, de Ronald Bodley. Ele nasceu numa família tradicional inglesa, seu avô abriu a primeira livraria em Oxford e seu pai era historiador. Ele se formou em diplomacia, mas preferiu ser jornalista e na primeira Grande Guerra foi ferido três vezes. As atividades do mundo e a vida agitada lhe incomodavam, foi então que seu amigo lhe aconselhou a ir viver no norte do Saara, entre beduínos.
Falando na terceira pessoa, ele conta: “Quando Mister Bodley, ex-oficial dum regimento inglês, ex-aluno de Eton e criador de cavalos decidiu viver com os nômades até causou pilhérias entre os amigos”.
A parte do Saara em que foi viver fica além da fronteira sul de Marrocos, Argélia e Tunísia. Não era o Saara que a gente conhece. “Lá tem altas montanhas e profundos vales que depois das chuvas se transformam em infinita campina coberta de relva e flores. As dunas de areia ocupam apenas um sexto da sua superfície. Quando se viaja por essas terras, mesmo que tudo tenha sido bem organizado, tem-se de virar as costas para habitações humanas, conforto e a preciosa água. Então movimentar-se por ali é sempre acompanhado por uma sensação assustadora de perigo e desvalimento”. Essas são as situações que mais aproximam o homem de seu Criador. 
O inglês cristão se converteu ao islamismo, “eu rezava cinco vezes ao dia, abstinha-me de álcool, observava jejuns e lia devotamente o Alcorão”.

O que ele descreve agora cala profundamente em quem vive num mundo de corrupção e violência e que não faz outra coisa na vida se não pagar contas e se aborrecer: “Para os árabes do deserto o Saara é o Jardim de Alá, donde Deus removeu todo excesso e deixou poucos seres humanos e animais, a fim de que houvesse espaço para uma pessoas passear em paz”.  

Nenhum comentário: