terça-feira, 6 de outubro de 2015

E depois chegaram os árabes.

Como foi que Jerusalém se tornou a cidade centro do Cristianismo?
O livro Jerusalém (p. 195) fala do que aconteceu 280 anos depois de Jesus ter sido torturado e morto neste lugar: “Em 312 Constantino invadiu a Itália, venceu seu rival e se tornou césar em Roma. Constantino era um soldado rude que usava cabelos até os ombros, ostentava braceletes e o manto cravejado de joias. Apreciava muito os debates entre filósofos e bispos cristãos e era apaixonado por realizar projetos de grande beleza arquitetônica. Adotou o cristianismo e visualizava o império unificado por esta religião. E adorava sua mãe, Helena.”
O cristianismo que começou em Jerusalém tinha ganhado o mundo e o centro das decisões e o bispo principal agora estava em Roma. O que fez a atenção de Constantino se voltar para a cidade onde Jesus morreu?
“Helena, imperatriz septuagenária, ganhou carta branca do filho para embelezar a cidade onde Jesus foi sacrificado. Helena estava determinada a encontrar o sepultura de Jesus. Descobriu que ela estava debaixo do templo de Adriano, dedicado a deusa Afrodite. Tudo foi removido e encontrada a caverna que foi declarada a sepultura de Jesus. Sobre ela edificou um conjunto de quatro prédios que foi a igreja do Santo Sepulcro. Procurou e descobriu, também, o que seria a cruz de Cristo. E no Monte das Oliveira edificou a igreja da Ascensão”.


Jerusalém deixou de ser só a principal cidade dos judeus, mas se tornou o centro da atenção dos cristãos no mundo todo. E depois ainda chegaram os árabes.  

Nenhum comentário: