quarta-feira, 29 de julho de 2015

As duas novelas da Globo nos dão uma pista preocupante.

A História revela um dado interessante: cada geração vive uma situação. O estranho é que como as camadas de bolo uma dada geração, em todas as partes do mundo, vive a mesma experiência. Generalização fala muito e não diz nada, então vamos as fatos. Numa mesma página de O Globo tem uma entrevista com um escritor de Moçambique e uma reportagem sobre o Panamá, ambas falam de algo que também aconteceu por aqui.

Falando sobre a década de 1960, em Moçambique, o escritor Mia Couto, diz: “A guerra civil e a instabilidade militar e política foram associadas a uma grande violência. O país esteve paralisado durante 16 anos”.  No Panamá: “Manuel Noriega pediu desculpas por danos cometidos pelos regimes miliares que comandaram o país a partir dos anos 60: 'Peço perdão a toda pessoa que se sinta prejudicada ou ofendida por minhas ações ou dos meus subalternos”. Nessa mesma época o Brasil teve a Ditadura Militar que provocou a morte de tanta gente. E assim foi em muitos países: A dècada de 1960 foi a geração dos golpes militares.
E neste século XXI, em Moçambique: “A corrupção é parte da política. Querem nos convencer que é um processo natural, que a corrupção faz parte do sistema, é uma dieta da qual não se pode fugir”. Sobre o pedido de desculpa de Noriega, no Panamá: “É uma farsa, é parte da corrupção que aflige o país”. E no Brasil? Este é o século da roubalheira desenfreada. A corrupção está tão endêmica que quase leva o país a falência. Então esta geração é da falta total de valores éticos.

Como será o modo de vida na próxima geração, a dos meus netos? As duas novelas da Globo, das 21h e das 23h, nos dão uma pista preocupante.  























Nenhum comentário: