domingo, 12 de dezembro de 2010

A Guerra segue-se a Paz

Numa Pompílio sucedeu Rômulo no governo do povo romano. Foram tempos tão antigos que se perdem nas brumas do passado. São, ambos, figuras lendárias que o historiador Plutarco, recorrendo a muitas fontes, algumas apenas orais, conseguiu biografar para nós que vivemos 2.000 anos depois.
- E serve para alguma coisa, histórias tão velhas?
Veja por si mesmo [está em espanhol, pois ainda não é fácil encontrar clássicos na web, em português], é o próprio Numa que fala quando os Romanos o convidam para governá-los:
"A Rómulo se le celebra con encomios como hijo de Dioses, y se habla de la manera increíble como se salvó siendo niño; pero yo procedo de mortales; mi ducación cuadra mal con el haber de reinar lo que se elogia en mi conducta, que es mucha tranquilidad, y además, este inoportuno amor de la paz, de todas las artes no guerreras. A vosotros, oh Romanos, os ha dejado Rómulo muchas guerras, quizá involuntarias, para cuyo buen éxito se necesita de un rey fogoso y de florida edad; y en el pueblo, se ha engendrado hábito y deseo de
la guerra, sin que a nadie se le oculte su tendencia a dominar a los demás: reiríase, por tanto, del que sólo reverenciase a los Dioses, y enseñase a honrar la justicia, y detestar la guerra en una ciudad que más que rey ha menester un general experto".
E então? À mim lembra G W Bush e Barac Obama. Um, guerreiro, melhor dizendo, cawboy texano, doido para ver os índios escaupelarem alguma família para poder sair matando geral. Outro, mestiço, irmão de todo mundo, preferindo paz às armas. Mas assim como Numa, o quieto e confiável, foi quem o aguerrido povo romano escolheu, assim os imperialistas norte-americanos fizeram com Obama.
Mas diferente do governo de Barac, Numa foi um reformador religioso. "Atribúyese también a Numa la creación delos sacerdotes, a los que llaman pontífices, y aun dicen que fue Pontífice máximo. Este nombre de pontífices viene del ministerio que prestan a los Dioses poderosos que en lengua romana es potens".
Quinhentos anos depois o mais importante bispo católico tomou para si este título, Pontífice máximo; título religiosos criado por Numa.
Numa criou também ordens de sacerdotes mulheres, as vestais, que prometiam se manter virgem por pelo menos 30 anos. Como desfrutavam de honras e previlégios masculinos, 8 séculos depois a Igreja Católica criou os claustros de freiras para abrigar mulheres católicas independentes e que não almejavam o casamento.
Outra mudança na tradição religiosa de Roma feita por Numa lembra a Reforma protestante do século 13.
"Numa prohibió a los Romanos que imaginasen en Dios figura de hombre o de animal: así, al principio, no se vio entre ellos, ni en pinturani en estatua la imagen de dios".
Assim, um governo bélico foi seguido de outro que buscava a paz. O século 20, nesta época, em 1910, o mundo já se preparava para a guerra e foi cem anos de muita matança, como será o século 2l?
Agora, vou ler o resto da biografia de Numa e depois te conto se a história continuou se repetindo.

Nenhum comentário: