quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ainda há leitores para romances?

O amigo Marcus perguntou se tinha o livro Crime e Castigo, de Dostoievski, tinha e o li, mas desaparaceu da estante. Achei outro do mesmo autor, O Jogador, emprestei-lhe. Mas me deu vontade de ler o russo e baixei pela internet uma meia duzia de obras dele. Estou lendo Pobres Gentes. Segue um trecho de uma carta da personagem Vádara.
"Durante la misa me acometió una congoja inexplicable, cual vago presentimiento de lo que me reservaba el destino. Yo me volví a casa. Temblando de dolor, me arrojé en los brazos de mi madre. La estreché fuerte contra mi pecho, la besé y de pronto rompí a llorar. Me pegaba angustiosamente a la única criatura que todavía me quedaba, como mi último consuelo, cual si la hubiese querido retener para siempre, a fin de que la muerte no pudiera arrebatármela. Pero la muerte se cernía ya sobre mi pobre madre".
Vez por outra discutem se o romance, esta forma de literatura, ainda tem lugar no interesse das pessoas. A razão dessa questão é que a grande maioria dos romances são comprados por poucos leitores. Mas ainda existe os grandes sucessos que vendem milhões de exemplares. O escritor Dan Brown encontrou um assunto de interesse para milhões de pessoas ao falar de mistérios que cercam a religião cristã. Os terroristas árabes e sua religião muçulmana criaram outro interesse que o escritor palestino Khaled Hosseini tem explorado com sucesso falando da vida e costumes das famílias árabe. Outra que tem vendido milhões de livros para adolescentes é Stephenie Meyer com suas histórias de vampiros e lobisomens vivendo como jovens quase normais.
Mas Dostoievski já era, mesmo com sua maneira de contar histórias analisando os problemas psicológicos dos personagens. Porque, em suma, o romance toca naquela fraqueza humana que Jesus condenou: "procurar o cisco nos olhos dos outros". O inesplicável desejo de se olhar, comentar e fuxicar a vida dos outros. Não se aguenta ficar olhando para o próprio umbigo, e por isto mesmo um reality show, um BBB, faz tanto sucesso.

Nenhum comentário: