quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tudo está mudando sempre

A forma de pensar de uma sociedade muda constantemente e em nosso tempo apressado a mudança ocorre mais rapidamente. Lia hoje cedo o comentário do diretor da Agência Nacional do Petróleo: "Precisamos apressar a exploração do óleo que está no Pré-sal senão, com a mudança do interesse do mundo por energia limpa - por causa do desastre ecológico nos EUA -, podemos acabar com um mico, um produto que ninguém mais quer." É assim, um conceito certo hoje, amanhã muda totalmente.
Estou lendo um exemplo disso no livro Guerreiros e Jesuítas na Utopia do Prata. Falando de Inácio de Loyola conta que leu muito o livro medieval Imitação de Cristo "que alertava para o pacifismo e a não-violência pregados por Cristo. Porém, como a sua realidade histórica era marcada pela guerra ao infiel, o resultado não poderia ser outro senão a defesa da 'guerra santa', o que representa um abandono ou um esquecimento da candura dos Evangelhos. Para justificar a 'guerra santa' (luta contra aqueles que estão
contra a unidade cristã), Loyola baseia-se em Tiago: 'De onde procedem guerras e contendas? Infiéis,
não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus (...) Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós' (Tg. 4: 1-7). Também na primeira carta de Paulo aos Coríntios a guerra parece ser defendida: 'pois também se a trombeta der som incerto, quem se prepara para a batalha?' (1 Cor 14,8). Passagens bíblicas como estas, segundo o autor dos Exercícios Espirituais, justificavam o uso da força na luta contra o Mal, pois elas defendem a harmonia universal da Cristandade antes que qualquer outro objetivo."
Com esta interpretação da Bíblia Inácio fundou uma escola de padres que junto com a educação cristã preparava a congregação para guerrear matando quem acreditava em outros deuses. Temos de ter cuidado. Mesmo uma informação no jornal ou na tv, pode estar disseminando uma atitude que depois veremos ter sido falsa, e que vai nos prejudicar.

Nenhum comentário: