terça-feira, 5 de outubro de 2010

O código da Bíblia

"Dr Eliyahu Rips descobriu o código da Bíblia na versão hebraica original do Torah, parte do Antigo Testamento da Bíblia tal como foi escrita, as palavras que Deus transmitiu a Moisés no monte Sinai há 3.200 anos. Rips eliminou todos os espaços entre as palavras e transformou todas as letras em uma única fileira contínua, com 304.805 caracteres. Ao fazer isso, ele estava realmente restaurando a Bíblia à forma que, segundo os antigos sábios, era sua forma original. Diz a lenda que foi assim que Moisés recebeu de Deus a Bíblia - 'contínua, sem quebras de palavras'".
Estou transcrevendo do livro O Código da Bíblia, de Michael Drosnin, onde explica como um matemático judeu russo descobriu mensagens codificadas, escondidas, no texto dos primeiros cinco livros da Bíblia. Ele criou um programa de computador que saltando sempre um número certo de letras, procura palavras formadas no texto bíblico.
"É isso que toma singular o código da Bíblia. Em qualquer outro livro, talvez encontrássemos uma seqüência aleatória de saltos formando 'Torres Gêmeas' - mas não junto com 'avião'. Talvez encontrássemos 'bin Laden' - mas não junto com 'a cidade e a torre'. Talvez você encontre 'Gêmeas' - mas não junto com 'a próxima guerra" ou "o Fim dos Dias'".
Parece aquele jogo de procurar palavras no meio de um monte de letras aleatórias. Mas como no jogo de "caça palavras" você precisa ter uma palavra para procurar. Por exemplo, "binladen". O computador corre todas as letras e seguindo a regra, o código, pega uma, pula tantas, pega outra, e assim vai. E encontrou "binladen". Podia ser um acaso. Então botou o computador para procurar "torresgemeas". Mas com uma variação, começando o sequenciamento por outra letra. A máquina fez o trabalho e achou. Também seria coincidência, se não fosse por as letras de "torresgemeas" se encontrarem no mesmo lugar do texto onde estava "binladen". Também procurou "aviões" e lá estava em meio aquelas outras.
Então, será que tem profecias escondidas no texto bíblico?
Drosnin cita um pensamento de sir Isaac Newton: "'Creio que há um criptograma criado pelo Todo-Poderoso, o enigma do Divino, o enigma dos acontecimentos passados e futuros divinamente preordenados'. Foi assim que sir Isaac Newton chamou o código da Bíblia. Há 300 anos, Newton - o primeiro cientista moderno, o homem que descobriu a gravidade e imaginou a mecânica do nosso sistema solar, o homem que sozinho inventou a matemática avançada - procurava um código oculto na Bíblia que revelaria o futuro da humanidade. Durante mais de três mil anos, desde que existe a Bíblia, as pessoas sempre acreditaram que havia algo oculto nela, grandes segredos só conhecidos por sumos sacerdotes, novas revelações que poderiam ser encontradas por meio de algum código".
Mas é complicado, pois tem que se saber ou desconfiar de um nome e o que seu dono vai fazer para poder procurar. Vai ai, procura "dilmarousseff" e "vitoria" e vê se estas palavras aparecem juntas. Ah, e tem que saber hebraico antigo porque "vitoria", se aparecer, vai ser na língua deles lá.

Nenhum comentário: