terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fale mal das drogas

É preciso falar das drogas, substâncias químicas que modificam o ego, a personalidade, e interferem na vida do usuário. Elas podem ser usadas por curiosidade, para dar prazer ou conferir uma aparente coragem frente as dificuldades. Todas razões de fundo egoísta, o usuário pensando só em si mesmo, descartando a importância dos laços familiares e as obrigações para com a sociedade que nos abriga.
É fundamental que cada pessoa levante esta questão, o uso de drogas, sempre que puder, em que ambiente estiver. É sério, é uma guerra.
Os jornais noticiaram um massacre no México e informaram que "nos últimos 18 dias, mais de 3.000 pessoas morreram em crimes associados à ação do narcotráfico". Desde o início do governo do presidente Felipe Calderon, que adotou uma política militar de enfrentamento ao tráfico, "houve 963 confrontos entre as forças de segurança e as gangues das drogas, quase uma por dia, com a morte de 28.000 cidadãos".
Em agosto de 2010 o governo pidiu ajuda a sociedade para "um debate sobre a regulamentação das drogas, uma pluralidade democrática de opiniões". É a capitulação. Democráticamente uns entendem que "não alcançamos o que pretendíamos, a violência é crescente. Precisamos substituir a fracassada estratégia militarista pela legalização das drogas". Outros temem "que a ligalização faça crescer o consumo de drogas, especialmente entre jovens e adolescente. Haverá um aumento enorme do consumo pela diminuição no preço e pela disponibilidade".
Nosso país caminha para uma situação semelhante, então cada um que ainda tem brio não pode se calar. Faça tudo o que puder contra as drogas. Lembro que quando era garoto comecei a fumar cigarro. Um dia, num campo de várzea, jogava uma pelada e fumava ao mesmo tempo, eis que passa um amigo do meu pai. Pára vendo o jogo. Atiro fora a guimba crente que ele não viu. Mas ele me chama e passa uma reprimenda calma, mas firme. Dias depois meu pai me esculhamba na frente de meus avós. Tomei vergonha e nunca mais fumei. Então, não fique calado, fale das drogas, fale mal delas toda hora. Vai ajudar alguém.

Nenhum comentário: