quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A beleza dos humanos


No livro Atlantis - partindo de objetos muito antigos descobertos por arqueólogos e parte da história do ser humano neste planeta - o escritor David Gibbons descreve uma aventura de cientistas que encontram a antiga Atlântida, a primeira grande civilização, que por ser tão diferente e superior aos agrupamentos humanos que existiam em outros locais, os místicos logo disseram ser trabalho de seres de outros planetas. Gibbons não segue por este caminho, mas ao descrever imagens de homens e mulheres da Atlântida ele os mostra como gente de grande beleza clássica, diferente da constituição bruta dos humanos daquela época.
"As mulheres parecem muito atléticas, - observou Aysha. - Talvez fossem elas a lutar com os touros e não os homens. [esta pintura encontrada em Creta tem 4 mil anos de idade]
- Elas me lembram os varegos, - disse Katya. - O nome bizantino para os vikings que foram pelo Dnieper até o mar Negro. Na catedral de Santa Sofia, em Kiev, existem pinturas em paredes que mostram homens exatamente como estes, exceto pelos narizes aquilinos e o cabelo loiro.
- Para mim eles são como os hititas da Anatólia, do segundo milênio antes de Cristo, - interpôs Mustafá. - Ou os sumérios e assírios da Mesopotâmia.
- Ou os povos da Grécia e da Creta da Idade do Bronze, - murmurou Jack. - As mulheres poderiam ser as damas de seios expostos dos afrescos de Cnossos. Os homens, os guerreiros saídos direto daqueles vasos forjados a ouro encontrados na sepultura real em forma de círculo em Micenas, no ano passado.
- Eles representam um homem e uma mulher comuns, - disse Dillen tranqüilamente. - Os indo-europeus originais, os primeiros caucasianos. Deles descendem quase todos os povos da Europa e da Ásia. Os egípcios, os semitas, os gregos, os construtores de megálitos da Europa ocidental, os primeiros soberanos de Mohenjo-Daro no vale do Indus. Algumas vezes eles substituíam completamente as populações originais, outras vezes ocorria a miscigenação. Em todos esses povos vemos algum traço de seus antepassados, os fundadores da civilização".
Os humanos foram muito belos depois embruteceram, ficaram bem feios, e agora estão se tornando muito belos novamente. O que será que significa isso?

Nenhum comentário: