terça-feira, 17 de agosto de 2010

A sorte decide as circunstâncias


"Tive a sorte (ou má sorte)", e daí lançamos sobre esse fenômeno abstrato o que conseguimos ou realizamos. O filósofo Schopenhauer tem algo a nos esclarecer sobre esta fada madrinha ou feia madrasta.
"De fato, ainda que tudo possa ser considerado como irrevogavelmente estabelecido a priori pela sorte, esta não acontece, senão, em virtude do concatenamento das causas. Em nenhum caso, portanto, pode ter sido estabelecido que nasça um efeito sem causa".
- Então, o que nos acontece deriva de um acúmulo de ações!
- Um momento, a sorte como concatenação de fatos tem uma irmã gêmea.
"O acontecimento não é premeditado pura e simplesmente, mas sim como resultado de causas anteriores. Porém, além disto a sorte decide as circunstâncias de que depende. Por conseguinte, se os meios não se produzirem, evidentemente não se produzirá o resultado; as duas eventualidades estão submissas às decisões da sorte, mas nós não o sabemos senão posteriormente".
- Então existe a sorte!
- A sorte é uma intervenção de um mundo superior. Por nossa vontade (ou por vontade de Deus) vamos fazendo escolhas que nos aproximam do que queremos, então (só pela vontade de Deus) as circunstâncias (ações geradas a nossa revelia) criam a situação e, se temos coragem ou loucura nos jogamos naquela ação que nos dará felicidade ou danação.
"Assim como é em virtude da sorte, isto é, do concatenamento sem fim das causas que sucede qualquer acontecimento, assim também as nossas ações se cumprem sempre de conformidade com o nosso caráter inteligível: mas assim como não conhecemos anteriormente o destino, assim também não conhecemos "a priori" o caráter; somente "a posteriori", por experiência, aprendemos a nos conhecer a nós mesmos e aos outros".
Bom, quando então nos olhamos diretamente no espelho e vemos um vitorioso, ou quando quem nos fita é um crápula que nem devia ter nascido, é assim por uma soma de nossas ações mais circunstâncias que fazem parte desta e de outras dimensões.
- Então é a sorte!
- E também nosso caráter.

Nenhum comentário: