segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pictogramas na comunicação


Os humanos, com sua capacidade de comunicação, foram aprendendo pela experimentação a usar signos para expressar o que desejavam comunicar. O uso repetido de tais signos ficaram gravados na cultura do povo. Quanto mais antigo o signo mais espalhado está o seu uso pela cultura dos povos. Prova de que no passado mais primevo existia um só clã humano.
Os signos podem ser audível (sonoro) ou visual (pictográfico). No estudo da linguística aprendemos que um dos sons mais antigos é o que designa a mulher como aquela que nos deu a vida, mãe. Este som/signo com o fonema eme está gravado em todas as culturas.
No aspecto visual gesto e expressão facial também comunicam intenção semelhante para todos os povos como o sorriso e as duas mãos levantadas, abertas e com as palmas voltadas para frente que significam, paz. Na comunicação visual os pictogramas - primeiro como pinturas nas paredes de cavernas - começaram a ser usados pelo ser humano a 30.000 anos.
"Aos pictogramas é pedida a missão de transmitir informações essenciais a um grande número de pessoas de língua diferente, mas que têm traços sócio-culturais comuns, e a quem não é fornecido nenhum ensinamento para defrontarem a descodificação dessas mensagens".
O desenho de um sol (um círculo com traços saindo por toda volta) é reconhecido por qualquer pessoa não só como nossa estrela, mas também querendo significar dia, luz e claridade.
E como um rio que começa como um fio d'água e se torna tão largo quanto o Amazonas, a comunicação, de uns poucos signos, hoje é grande, diversificada e nos dá tanta informação que mal podemos acompanhar. Mas não fique fechado em si, comunique-se.

Nenhum comentário: