quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As Missões Jesuítas


A ordem Católica dos jesuitas enviou seus sacerdotes logo nas primeiras embarcações que vieram para América, mas com os espanhóis conseguiu um resultado melhor do que com os portugueses. Às margens do rio do Prata os discípulos de Inácio de Loiola chegaram a fundar comunidades bem organizadas, os Sete Povos das Missões. O livro Guerreiros e Jesuítas na Utopia do Prata, de Júlio Quevedo, conta: "Procurando especializar a mão-de-obra, os padres acabaram provocando o surgimento de trabalhadores em tecelagem, carpintaria, olaria, curtição de couro, criação de animais e agricultura. A divisão do trabalho existente era por sexo, idade e regras referentes a turnos de trabalho. Este conjunto complexo de elementos é o responsável pelo êxito socioeconômico missionário do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII. Simultaneamente ao processo de transformação da terra e do trabalho indígena, os nativos foram gradativamente recebendo os valores sociais, morais e éticos do Cristianismo ocidental. A Missão de índios era a extensão máxima da Cristandade na Zona do Rio da Prata".
Aprendemos nos bancos escolares que os índios eram preguiçosos e avessos ao trabalho regular, mas como é que os jesuitas espanhóis conseguiram ótimos resultados por quase um século?
Então, o livro nos explica o que uma ação religiosa por trás de uma organização produz: "Cristandade vem do latim christianitas e, no dizer de Eduardo Hoornaert, 'é um sistema político-cultural baseado na aliança entre o Estado eclesiástico e os poderes constituídos na sociedade política'. John Bossy, por sua vez acrescenta que a Cristandade 'não se trata apenas da Igreja no seu sentido restrito: trata-se de um conjunto de pessoas e de um modo ou modos de vida e das características da fé cristã que parecerão mais relevantes para elas'".
As notícias que iam da América para Europa fez inúmeros pensadores refletirem sobre as conquistas sociais das Missões e da experiência do comunismo, não como fizeram na Rússia dois séculos depois, mas comunidades que funcionavam sem uma classe dirigente cheia de benesses e que todos es resultados do trabalho era auferidos por todos".
As Missões duraram menos de cem anos porque as forças antagõnicas dos portugueses e espanhóis não deixaram continuar em paz aquela experiência. É comum a inveja do que está dando certo.

Nenhum comentário: