sábado, 24 de julho de 2010

Um outro Evangelho


Conversando com um jovem contador em Duque de Caxias ele perguntou: é verdade que a Igreja Católica tirou 7 livros da Bíblia? Disse a ele que não. Foi a Reforma, os iniciadores do Protestantismo, que decidiram tirar de suas versões das Escrituras 7 livros que chamaram de Apócrifos. Disse mais, que os primeiros bispos cristãos resolveram utilizar só 4 livros como Evangelhos desprezando mais de 100 manuscritos contando a experiência pessoal de várias cristãos do primeiro século. Mostrei-lhe, no meu palmtop, um que estou lendo. É chamado de Evangelho de Tomé, aquele apóstolo que precisava ver para crer. Se foi escrito por ele mesmo ou por um discípulo dele, não se sabe:
"Estes são os ensinamentos (logia) ocultos expostos por Jesus, o vivo, que Judas Tomé, o gêmeo, escreveu. (1) E ele disse: "Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a morte."
Na interpretação espiritualista, com a qual me identifico, a morte só existe para o homem, isto é, para este encontro único entre um ser espiritual e um ser humano e sua herança genética. Porém, Jesus ensinou que num milagre maravilhoso pode haver de novo esse encontro, chamado Ressurreição. Mas no conceito espiritualista não existe a morte de um espírito, pois Deus não perderia um único filho, mesmo Lúcifer, que se desgarrou na época que surgiram os primeiros humanos, não se sabe se o homo sapiens ou outra raça anterior. Ele está muito distante, mas crê-se que passando muito tempo, e para Deus esta entidade, o tempo, não quer dizer muito, ele deve cair em si e deixar de ser o Satanás. Mas o mestre Jesus falou que alguns não provarão a morte e, por dedução, que outros morrerão (acabarão?).
(2) Jesus disse: "Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo."
Não dá para se ficar alheio. É verdade que na busca de cumprir nossa missão nesta vida podemos nos entregar completamente numa procura, seja profissional ou científica. Mas ouvindo Deus que colocou entre as 10 leis básicas para os humanos guardar um dia sabático temos que parar tudo vez em quando e refletir, estudar sobre o espiritual.
Tem muito mais coisas no Evangelho de Tomé que depois eu conto.

Um comentário:

Beto disse...

Postagem nota 10!
Após o Concílio de Nicéia, os textos bíblicos foram alterados, na tentativa de se retirar a reencarnação, que era crença comum de povos anteriores a Jesus.
Por isso os Evangelhos apócrifos devem ser estudados por todos os cristãos.