sexta-feira, 30 de julho de 2010

Falando sério, teve um dilúvio mesmo?


No livro Atlantis, arqueólogos estudam construções humanas que hoje estão 150 metros abaixo do nível do mar Negro e a 18 quilômetros do atual litoral, e explica:
"A glaciação mais recente chegou ao ponto máximo cerca de vinte mil anos atrás. Acreditamos que o mar Negro foi separado algum tempo antes disso, e que já havia baixado os cento e cinqüenta metros. A praia que estamos estudando com robôs subaquáticos foi o litoral durante os doze mil anos subseqüentes. Então, repetiu-se a crise de salinidade de Messina. As geleiras derreteram, o Mediterrâneo subiu, apareceram cascatas sobre o Bósforo. A causa imediata pode ter sido uma fase de recuo cerca de sete mil anos atrás no lençol de gelo da Antártida Ocidental. Acreditamos que levou apenas um ano para o mar Negro alcançar seu nível atual. Com um fluxo pleno de quase vinte quilômetros cúbicos vertidos por dia, resultando em um aumento de cerca de quarenta centímetros por dia ou três metros por semana".
Foi trágico. Deixe-me explicar. A era do gelo chupou as águas dos oceanos. Toda água que evaporava dos mares era levada pelos ventos para os pólos e se transformava em neve e gelo. Onde a Europa acaba e começa a Ásia existe uma interessante formação geológica: o mar Negro, o Bósforo e o mar Mediterrâneo. O Bósforo tem uma profundidade 50 metros mais alta que o mar Negro. Com os oceanos bem rasos, há 10.000 anos, o Bósforo ficou seco. Então, cquando veio o degelo, o aquecimento da superfície do planeta, a água dos oceanos começou a subir. A lâmina d'água do Mediterrâneo chegou a altura do Bósforo, inundou-o, e uma cachoeira que não tinha mais tamanho começou a despencar do alto sobre o mar Negro. Os antepassados dos europeus, dos asiáticos e dos americanos que na época viviam em aldeias as margens do fértil lago, viram o que parecia uma parede líquida caindo do céu. Algum profeta da época, algum Noé, já vinha avisando: vamos fazer uma arca grande e colocar nela o essencial, como um casal de cada espécie de animal domesticado que possuímos porque vai vir muita água do céu e inundar tudo!
O degelo foi impressionante! Mudou tudo, afogou muita gente, espalhou o povo pela Terra, dividiu as línguas... E está tudo na Bíblia, mas a quem mais informação foi dada mais vê a beleza do livro santo.

Nenhum comentário: