domingo, 20 de junho de 2010

Você sabe porquê ouvir?


“Para comprender, el que escucha no se limita a registrar pasivamente los elementos idiomáticos que le van llegando y a asociarlos com las ideas correspondientes; el acto de la comprensión supone una conciencia activa, una actitud como de sintonización con la actividad creadora del que habla, una respuesta psíquica adecuada. Este pensamiento unitario particular que yo articulo con los medios de mi idioma para ser transmitido a tu conciencia, provoca tu prurito de aceptación. Mi articulación te sirve de punto de partida para reconstruir lo unitario y lo particular de mi pensamiento; pero la reconstrucción es tuya: tú eres quien vas reorganizando los materiales que linealmente te van llegando. Si el habla es un modo de creación, el comprender es sin escape posible un modo de recreación”.
Saussure explica que o que sai de minha boca é meu pensamento, mas quando você ouve e compreende, associa com idéias que estão em tua cabeça, você recria o que eu falei. Já não é uma mensagem minha. Depois que entrou pelos teus ouvidos e foi misturada com pensamentos teus, você a recriou, agora esta mensagem é tua.
E tem mais: “Reconocemos que la lengua sin habla no tiene existencia real em ninguna parte; sólo existe en el uso activo que de ella hace el que habla o en el uso activo del que comprende”.
Percebeu? Eu e você dominamos uma língua, uma maneira de se comunicar pela fala, mas se não falo ou você fica calado ela não serve de nada. Pior, se eu falo ou você fala e não te escutou ou tu não me presta atenção, a língua não serviu de nada. Manjou?

Um comentário:

João Bosco disse...

É porisso que no Curso Saúde da Mente, Olívia, depois de falar sobre um tema, perguntava qual a COMPREENSÃO cada um teve do que falou.
O que ela queria, não era saber se ouvimos ou entendemos o que ela disse, porque compreensão é muito mais do que apenas ouvir ou entender e é diferente para cada um.