quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dialética e lógica não são sinônimos


e a compreensão delas edifica os homens. Platão, conforme conta Sócrates em Sofismas, definiu a primeira como sendo um debate de idéias e a segunda como a ciência que estuda as leis do raciocínio. Aristóteles em sua obra Retórica usa o termo "lógica" para os dois casos: lógica para convencer e lógica para estabelecer a verdade.
Por que isto tudo é importante? Quando duas ou mais pessoas se encontram, cada qual com sua história, para que haja uma afinidade de idéias é sábio se usar os princípios da lógica - raciocinando com os que pensam diferente - e da dialética - diálogando para que se faça um encontro entre o que a outra parte acredita e o que entendemos como verdade.
"La Lógica, ciencia del razonamiento, del procedimiento de la pura razón, podría entonces ser construida genuinamente a priori [suas leis aplicando-se a todos os casos]. Y la Dialéctica, mayormente sólo en forma a posteriori [cada caso precisando de argumentos próprios], del conocimiento derivado de los medios que dos individuos utilizan entre sí para hacer valer su forma de pensar individual", disse Shopenhauer.
Os problemas em uma conversa de aprendizado começam quando ambos acreditam saber a verdade.
"Cuando A descubre que los pensamientos de B sobre el mismo tema distan de sus propios, A no revea su propio razonamiento para encontrar el error: esto significa que el hombre es, por naturaleza, ergotista".
Nesta situação ainda há esperança dos dois aprenderem? Há, se pelo menos um pensar antes de responder, porque se "el argumento era inválido; pero existía otro argumento, este sí, válido para nuestra afirmación: el argumento redentor sólo no nos ocurrió de inmediato".
Então, a dialética exige de quem quer ensinar uma mente vivaz, que consiga pensar nos diversos argumentos, e tranquilidade para ter tempo de pensar. Então, o que sei posso doar àquele que também sabe alguma coisa, mas não o que aprendi estudando. Mas, se aquele não quiser aprender mais nada, então é melhor procurar outro alguém com quem valha a pena usar a dialética e a lógica.

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