sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Criança é o Pai do Adulto


A importância decisiva da infância sobre a vida adulta é destacada por Freud nestas palavras (em espanhol): "el niño es el padre psicológico del adulto y... los acontecimientos de los primeros años tienen una importancia suprema para toda la vida posterior".
Schopenhause o disse com estas palavras: "las experiencias y adquisiciones de la infancia y la primera juventud llegarán a ser más tarde las características más señaladas del posterior conocimiento y experiencia. Así, los sólidos cimientos de nuestro conocimiento del mundo se forma en los años de la infancia más o menos profundamente: después es cristalizado y completado, pero no esencialmente alterado".
Por isto um pedófilo é um criminoso tão odioso, suas ações desvirtuam as potencialidades de um ser humano no nascedouro. Em um padre, um pai espiritual, a pedofilia é ainda mais danosa já que aquele que escolhe a vida do sacerdócio sabe que é responsável por mais do que esta existência, mas também pela elevação do ser espiritual por trás da criança. Seu duplo crime não pode ser acobertado pela hierarquia, seus pares, sacerdotes também, pois mesmo que o espírito defeituoso demonstre arrependimento os seguidores de Cristo têm de entregá-lo a César para ser punido em sua miserável vida carnal. Com Deus ele acerta depois.
É para ter medo: "O que você fizer a um desses pequeninos irmãos, foi a mim que você fez".

Nenhum comentário: