quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sejamos um bom ouvinte


Pode-se perceber bem os reais interesses de alguém que nos importa "pela freqüência e intensidade dos chamados indícios de perturbações ou de complexos".
Leia o que o mestre disse no ensaio Energia Psíquica:
"Entendemos como tais indícios os fenômenos peculiares ao processo psicológico que durante a análise surge livre das condições de experimentações. Freud descreveu grande parte destes fenômenos: os erros de linguagem, os lapsos de escrita e de memória, mal-entendidos e outros atos sintomáticos. Acrescentem-se ainda os automatismos por mim descritos, como sejam as "fugas de idéias", as "fascinações", o "falar desproposital", etc. É possível determinar o emocional da pessoa pela intensidade destes fenômenos, isto é, medindo sua duração, o tempo de que ela necessita para falar de certos assuntos. Isto nos mostra precisamente o quanto as coisas ditas acessórias são importantes para ela. O observador deve guardar-se de considerar arbitrariamente tais digressões acessórias como tolices sem importância. Pelo contrário: para que possa determinar os valores reais dela temos de perceber a importância que ela lhe dá. Se uma paciente, por ex., desperdiça seu tempo queixando-se de sua empregada, em vez de ir diretamente ao conflito principal, que o médico talvez tenha divisado de maneira totalmente correta, tal fato indica que seu complexo de empregada tem um valor energético presentemente maior do que o conflito porventura ainda inconsciente, ou que o fator inibitivo é resultante da posição altamente valorizada destas questões o que mantém o elemento central ainda no inconsciente, graças a uma supercompensação". Difícil, mas Jung sabia das coisas.
Então, quando alguém fica falando no ouvido da gente toda vida sobre uma coisa que nos parece sem importância e que pensamos estar desperdiçando nosso tempo, é hora de nos tocarmos de que ela está nos dando uma importante dica do que anda lá pelo seu íntimo. Assim, vamos ser um bom ouvinte o que será proveitoso para nós e para ela.

Nenhum comentário: