quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Já ouviu falar em "catch up"?


Ah, não venha me dizer que comeu isso agora mesmo!
"Catch up" quer dizer "tentar alcançar quem está na frente", igual a mim pedalando com Jorginho, o ex-gordo, é "correr atrás do prejuízo".
Aprendi isto lendo um artigo de Yoshiaki Nakano, direitor da escola de Economia da FGV.
"Marx, no prefácil de O Capital afirma: 'O país industrialmente mais desenvolvido mostra ao menos desenvolvido a imagem do próprio futuro'. Na distância que separa os dois situa-se o fenômeno do desenvolvimento."
Pode não parecer, mas isto tem muito a ver com o crescimento espiritual da gente.
"Os países retardatários não deveriam saltar etapas, mas poderiam abreviar o caminho aprendendo com os mais avançados". Os obstáculos são: "Celso Furtado diagnosticou que nossa situação histórica de subdesenvolvimento apresenta patologias" como a escravidão e o jeitinho de driblar as leis de confisco do país colonizador. Até hoje um deputado, muitas vezes bem instruído, mete a mão no dinheiro do povo, que o escolheu como defensor de seus interesses, porque esqueceu que o grito da independência foi dado a quase duzentos anos. Pois é, o safado esquecido pensa que é um Tiradentes, só que escamoteando "o quinto" para o próprio bolso. Uma cambada que ao invés de se elevar em espírito vai cada vez mais "pras profundas". Mas estou divagando.
Para "chegar lá" (hoje estou abusando de expressões idiomáticas) a nação tem de construir duas instituições: "O moderno estado nacional com direitos sociais, civis e políticos, isto é, a verdadeira conquista da cidadania pela sua população, que passa a ser fonte última de poder; e um mercado capitalista eficiente e competitivo". O primeiro quesito é uma elevação espiritual, o indivíduo que se torna livre e poderoso, o segundo pode não ser. O capitalismo faz o ser humano ter, mas nem sempre ser. Para me elevar tenho de SER sempre melhor. Quer dizer, tenho que alcançar com minha bicicleta a Jorginho, o magro, na sua "magrela".

Um comentário:

João Bosco disse...

Se vc descobrir uma formula para "pegar" o Jorginho me fala que tambem estou querendo!