sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um momento doloroso


Estava lendo santo Agostinho no ônibus, indo para o Rio, quando me aconteceu uma coisa, me permita lhe contar.
Depois do acontecido constatei que lia este trecho: "Nesta vida, ainda que sendo a alma bem aventurada com o conhecimento de Deus, não obstante padece de muitos sofrimentos e espera que se acabem na morte".
Então, minha mente largou o livro e me vi sob lages desmoronadas junto a um homem magro e negro que tinha uma perna esmagada e mal respirava com o rosto virado para o outro lado. Comecei a orar com ele: meu Deus ajude este homem, tenha pena dele, dê-lhe sua benção para que ele espere a morte sem sofrer e sem se desesperar, esse irmão, esse pobre irmão meu Deus.
Não chorei, mas meu coração estava traspassado e agoniado por ele e minha respiração ficou opressa. Então tudo passou. Fiquei pensando: será possível que por um instante a minha mente e a mente de um homem na agonia da morte se ligaram e eu estava com ele? Será que se estávamos unidos ele me ouviu rezando por ele? Num momento cruel é tão bom ter alguém segurando nossa mão, rezando conosco, nos ouvindo gemer ou chorar. É tão triste morrer sozinho. Vai em paz meu irmão.

Nenhum comentário: