domingo, 18 de outubro de 2009

Desenvolvimento Sustentável


Uma palavra pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Nosso historiador Gilberto Freyre dizia: “já que todas se mostram traduzidas e interpretadas por um ser cultural que é o homem cuja visão das coisas jamais será puramente mecânica, mas duplamente criadora”.
É o caso da expressão, “desenvolvimento sustentável”. Juro que sempre a interpretei como “progresso sem interrupção”, mas o economista Hélio de Almeida Brum vê mais longe: “Significa em última análise que os que possuem pouco devem ascender patamares mais elevados de qualidade de vida e os que possuem muito devem controlar a voracidade do seu consumo”. Quer dizer, uma mudança total na força do ditado que diz: “Quem tem quer ter cada vez mais”, ou nas palavras de Jesus: “A quem mais tiver, mais lhe será dado”. Ele disse isso como crítica ou como promessa? Ele acrescenta: “O desenvolvimento será sustentável se o desperdício for dominado e a pobreza for superada”. Diz mais: “O sistema econômico internacional necessita de alterações profundas para que o ponto de equilíbrio seja atingido, quando preservar os ecossistemas que o sustentam e a permitir relações econômicas mais eqüitativas”. È o tema do velho conto infantil Galinha dos Ovos de Ouro, ter todos os ovos é matar a galinha, o certo é colher um ovo cada dia.
Brum enumera o que cada um precisa fazer para o planeta ter um desenvolvimento sustentável: "1. racionalização do uso da energia, 2. atendimento das necessidades básicas da população, 3. estabilização dos níveis demográficos, conservação da base de recursos e 5. critérios ambientais nas decisões econômicas". Difícil, não é? Igual ouvi de uma motorista quando lhe entreguei panfleto no dia Mundial sem Carro: “Quem é que vai deixar o carro na garagem?”.

Tenho inventado todo o jeito para deixar o carro na garagem. Em casa todo mundo separa vidro, plástico, papel e lata e quando junto boa porção levo para a APAE. Como diz o bom malandro: “Eu sou assim, meu irmão não sei”.

Nenhum comentário: