quinta-feira, 7 de maio de 2009

De novo, Sócrates.



Quatrocentos anos antes de Jesus Cristo ele ensinava o conceito de antroposofismo, o homem no centro do Universo. Como nesta aula ao jovem Eutidemo; '' E o Sol? Ganho o solstício de inverno, arrepia caminho, amadurecendo produtos ou secando outros já colhidos. Depois deste duplo benefício, em vez de aproximar-se demasiadamente, volta a fim de não prejudicar-nos com excessivo calor. De novo atingindo um ponto além do qual nos mataria de frio, retorna para nós''. O jovem conclui; ''Por Júpiter. Parece que todas essas maravilhas foram feitas especialmente para o homem e velar por nós seria a única ocupação dos deuses''.
Além disso, idêntico a Jesus, era um mestre que acreditava no espiritual. ''Não se deve desprezar as forças invisíveis e por seus feitos reconhecer-lhes o poder e honrar a deidade. Quando não podemos prever o que nos será útil no porvir, revelam pela adivinhação aos que os consultam''.
Agora, neste século de extrema tecnologia, será que ainda podemos nos aproveitar dos ensinos de Sócrates? Xenofonte entendia que sim; ''Com tais conselhos, tanto quanto pelo exemplo, faz Sócrates mais pio e mais sábio os que com ele se ilustram''.
A atualidade de seus ensinos se vê no que ele comenta sobre a intemperança, o uso de drogas. “A liberdade bem inestimável e honroso. Mas será livre o homem que se deixa dominar por uma satisfação do corpo? Intemperantes não passam de escravos que são forçados a fazer o pior. Creio que são impelidos para o mal”. E enumera o mal que as drogas empurram seu escravo a fazer: “Impede de se aplicarem ao estudo dos conhecimentos úteis, embora discirnam o bem do mal os obriga a preferirem o pior ao melhor, afasta os homens da sabedoria. Quando um vício nos faz preferir o prejudicial ao útil, não é de todos os males o mais funesto? A intemperança impede-nos de sentir verdadeira doçura no comer, beber e amar”. O mestre concluiu dizendo: “Aprender a conhecer o belo e o bem, a governar o próprio corpo, a bem dirigir sua casa, a ser prestadio aos amigos e a pátria são vantagens práticas que colhem os homens temperantes. Só os temperantes podem examinar o que há de melhor em todas as coisas”. Foi um ser iluminado e um exemplo para nós.

Nenhum comentário: