segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conhece-te a ti mesmo



Estou lendo os ensinamentos de Sócrates pela primeira vez. Já li muito sobre ele, mas aos pedaços. Agora estou lendo tudo o que Platão, Xenofonte e Aristófanes deixaram escrito sobre ele.
O livro Saber – A Riqueza das Nações, diz assim sobre ele: “Este grego desviou o foco das indagações do Universo para o interior do próprio homem, o Existencialismo. Era uma pessoa de contrastes, feio fisicamente, mas de uma simpatia mágica. Era sagaz, possuía bom humor e era dono de ótima conversação. A vida familiar era bem complicada: a mulher era ranzinza e megera. Ele preocupava-se pouco em ganhar dinheiro e vivia para seus estudos, em conseqüência as dívidas aumentavam e sua mulher mais irritada ficava. Porém, levando uma existência simples e sem luxo gastava bastante tempo em palestras, estudos e debates. Não deixou escritos e tudo que se sabe dele foi relatado por seus discípulos e opositores. Sua forma de ensinar consistia em levantar um tema, ironizar o desconhecimento dos discípulos levando-os a levantar questões, fazê-los admitir a própria ignorância e então induzi-los a encontrar as próprias respostas. Esta forma de ensinar chama-se maiêutica (parto das almas), trazer à luz idéias adormecidas no espírito do aluno. A dialética socrática é o método educacional pelo diálogo: proposição da tese, a crítica pelo professor, ou antítese, e a síntese, a descoberta das soluções pelos próprios alunos”.
Nascido em 470 a.C. teve uma vida parecida com a de Jesus Cristo. Como Jesus ele dizia ter uma missão que lhe foi dada por espíritos, como o nazareno ele ensinava sem cobrar e como Nosso Senhor ele foi condenado a morte em 399 a.C com acusações falseadas motivadas por inveja e medo da classe dominante da época.
Sócrates ensinou muitas coisas preciosas, mas vou falar agora o que ensinava sobre o exercício físico. Dialogando com o jovem Epígenes, disse: “Saúde e vigor é o galardão dos bem constituídos de corpo”. E enumera as vantagens do indivíduo forte: 1. salva-se com honra na guerra, 2. sobreleva os perigos, 3. socorre os amigos, 4. presta serviços à pátria, 5. torna-se dignos de merecimentos, 6. ganha fama, 7. alcança honras, 8. passa o resto da vida ditoso, e 9. deixa aos filhos preciosos meios de existência. Conclui: “Convence-te, nunca te arrependerás de haver exercitado o corpo”.
Para os de minha idade, disse: “Ignominioso é envelhecer em indolência, sem saber o quanto poderia acrescentar ao seu corpo em força e beleza”. E arremata com ironia: “Isto só se consegue mediante o exercício, que tais presentes não nos caem do céu”.
Citações de Xenofonte (430-355 a.C), o retrato de Sócrates mostro de outra vez.

Um comentário:

Léo Santos disse...

Bom! Muito bom! Sabedoria pura! É pena que hoje em dia as pessoa não estejam dando atenção devida às palavras de sabedoria! Que bom que tu, como eu, te dedicas a tão nobre leitura!

Um grande abraço!