sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Planeta extra-solar


O livro Saber – O Tesouro das Nações diz que “em uma tarde, em 1859, observando a luz que emanava de um frasco onde ocorria uma reação química, o físico Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) sugeriu ao seu colega de pesquisa, o químico Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (1811-1899), que usassem um prisma para estudar os diversos comprimentos de onda de luz pois, acreditava que revelariam os elementos presentes naquela reação luminosa. Colocando entre a luz e o prisma um anteparo com uma fina fenda eles obtiveram um espectro projetado numa tela como uma escala (a fonte de calor que Bunsen usava, o bico com chama fina soprada, foi fundamental nos seus experimentos, pois não interferia na luz produzida pelo composto). Era maravilhoso ver no espectroscópio (que eles logo passaram a usar em todas as experiências) a “impressão digital” de cada elemento, como o sódio (Na) que ao ser aquecido produzia uma luz com uma dupla linha amarela”. Passou a estudar o Sol decompondo a luz de nossa estrela e descobrindo do que ela é feita. Uma manhã, conversando com o gerente do banco onde colocava seu dinheiro sobre a importância de se saber de que é feito uma estrela, o bancário perguntou brincando: “De que adianta saber se tem ouro no Sol se nunca poderemos ir buscá-lo?” Kirchhoff não soube lhe responder porém, dias depois, foi agraciado com uma medalha de ouro da Sociedade Real inglesa e mais um prêmio em moedas de ouro e quando, no dia seguinte, foi ao banco depositar o prêmio, disse todo sorridente ao gerente: “Olhe, este ouro veio pra mim do Sol”.
Na mesma época, em1863, o astrônomo sir William Huggins (1824-1910) usando a recente descoberta do alemão Kirchhoff sobre o uso da espectroscopia no estudo das estrelas, declarou: “Os mesmos elementos que existem na Terra existem nas estrelas”. Só 70 anos depois, em 1932, o astrônomo Rupert Wildt (1905-1976), trabalhando no Observatório de Yale, conseguiu identificar, pela luz que formava a imagem do planeta Júpiter no telescópio, as substâncias químicas, metano e amônia, que compõe sua atmosfera.
Agora, em 2008, colocando no computador as informações colhidas pelos observatórios espaciais Hubble e Spitzer sobre o planeta extra-solar denominado HD 189733b, um astro do tipo do nosso planeta Júpiter, os cientistas da NASA descobriram que ele tem vapor de água em sua atmosfera. Este planeta está a 63 anos-luz da gente. Sem nenhum tripulante, o Hubble usa um telescópio com um espectrômetro de raios infravermelhos. O chefe das pesquisas, o físico Mark Swain diz: “Isto é emocionate. O Hubble nos está permitindo sondar as condições e a composição química das moléculas na atmosfera de outros planetas fora do Sistema Solar. Neste descobrimos dióxido de carbono e monóxido de carbono. Esta descoberta foi excitante porque o dióxido de carbono é a molécula essencial da atividade biológica. O Hubble consegue não só detectar como estimar a abundância das moléculas e mostrou que o HD 189733b bem pode ser um possível anfitrião da vida.” Como é que os cientistas têm certeza de que estas moléculas estão no planeta e não na estrela que circunda? É que, como no sistema solar, aquele sistema tem outros planetas e eles conseguiram estudar a imagem dele em eclipse, só com a luz emitida por seu núcleo quente.
Em 2013 será lançado um outro observatório espacial, o James Webb, com instrumentos muito mais sensíveis e os cientistas esperam com ele saber mais sobre as moléculas e sua quantidade na atmosfera de planetas do tipo da Terra em volta de outras estrelas. Eles querem chegar a perceber as mudanças que estão ocorrendo na atmosfera desses planetas e entender o que está acontecendo naqueles mundos distantes. Imagine, a gente, pequeninos seres humanos neste Universo sabendo o que acontece a milhões de quilômetros daqui! Não é a toa que a religião nos ensinou que devemos ter a noção de que somos "filhos de Deus".

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente artigo. Valeu!!!
Filipe Cazoni