sábado, 9 de agosto de 2008

Encontro de Galáxias

Desde Tycho Brahe, que ainda não possuía o telescópio, as estrelas foram registradas e estudadas em suas particularidades e o Universo começou a ser entendido, não como sinais e prodígios para o ser humano, mas como intrincado enigma que o homem com sua razão talvez jamais compreenda completamente.
Passou quase 500 anos e agora os astrônomos com instrumentos estupendos conseguem assistir o espetáculo do Universo em movimento, formando e destruindo mundos e tornado a construí-los para eliminá-los novamente em um ciclo sem fim.
Neste ano de 2008 eles viram na posição de Aquários, há 90 milhões de anos luz de distância, um espetáculo eletrizante, duas galáxias se abraçando. Para ver algo a tal distância o ser humano precisou inventar instrumentos que Tycho Brahe nem imaginava, um espectógrafo com multi-objetivas acoplado ao telescópio Gemini, no alto dos Andes, no Chile. Um astrônomo “viu” aquela cena como se fossem dois esqueitistas que vindo de direções contrárias se dão as mãos quando passam um pelo outro. A galáxia à esquerda (em baixo) é registrada como NGC 5427 e a outra a NGC 5426. Este assombroso agarramento vai causar a transformação de ambas em uma só grande galáxia elíptica. Como diz no livro de Gênesis da Bíblia: “O homem se une a sua mulher e os dois se tornam uma só pessoas”. Deve demorar 100 milhões de anos para que se aniquilem como galáxias individuais e se tornem uma só grande massa de corpos celestes.
A aproximação delas duas começou em um tempo que aqui na Terra a evolução, seguindo um projeto divino, começava a fazer nascer primatas com novas características que levariam ao nascimento dos humanos. Foi há 60 mil anos.
Já se vê bem definido um braço da 5426 envolvendo sua companheira. Por esta ponte elas já compartilham gases e poeira que devem estar formando estrelas e planetas com material de ambas.
Este acontecimento é comum no Universo. Os astrônomos só agora se dão conta disso, mas muitas galáxias se unem assim. Nossa própria Via Láctea está se aproximando de Andrômeda e também vão passar por uma fusão descomunal. E nós, você e eu? Chegamos, olhamos rapidamente e sumimos? Creio que eu e você somos apenas um pedaço da vida de um ser eterno que verá esta cena fabulosa em toda a sua extensão.
“O Deus Eterno me criou antes de tudo, antes de suas obras mais antigas. Eu fui formado há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. Nasci antes dos oceanos, nasci antes das montanhas, antes de Deus ter feito a Terra. Estava a Seu lado e era sua fonte diária de alegria, sempre feliz na Sua presença” (Provérbios 8:22-31).

Nenhum comentário: