sábado, 26 de janeiro de 2008

Pressão Total


Cada vez se vai descobrindo mais coisas novas, não é a toa que a garotada de hoje já nasce de olhos abertos e quase falando, têm de correr se quiserem acompanhar todas as novidades que surgem dia a dia. Uma dessas é a angiotensina. Já ouvir falar? Pois a gente tem esse "negócio" dentro da gente. O nosso organismo tem um equilíbrio perfeito de líquidos e esta substância, um grande aglomerado de átomos de diversos elementos num conjunto chamado peptídeo, é responsável por manter a quantidade certa deles. Quando o fígado e os rins não produzem a quantidade ideal desta fórmula química então as coisas começam a desandar. E porque este mau funcionamento? Uma razão é termos nascido de pessoas cujos organismos têm um defeito genético e não produzem ou o fazem demais, a angiotensina. Os médicos dizem que o problema é hereditário. Mas existe outras razões que foram bem apontadas pelo nosso colega de ciclismo, Mahe: “O camarada que precisa beber pra ir vivendo chega no bar e manda botar uma dose, o corpo não gosta, faz cara feia, mas aceita. Isto continua por anos e anos até que o organismo não agüenta ser tão maltratado e apresenta a conta – igual ao mecânico que condena peças de um carro. Os rins estão ‘baleados’, o fígado está ‘meia-sola’ e o coração está pifando. Tudo porque não usamos nosso corpo da maneira especificada”. E este mau uso do corpo acontece por diversas causas. Comer demais ou comer alimentos que não são os melhores para o funcionamento de nossa máquina corporal é uma delas. Precisar do fumo ou outras drogas químicas para suportar a vida e assim colocarmos outras cadeias de átomos que não interagem bem com as que existem em nosso corpo, é o jeito exato de acabar com a saúde.
Bem, qual é o jeito? Ali atrás falei de “suportar a vida”, aí começam os problemas. Que bom quando a gente consegue ver a vida cor-de-rosa! Para quem só vê tudo escuro a solução ainda é a oração, a meditação e a leitura de um bom livro. Depois, vendo o mundo com bons olhos começamos a amá-lo e querer desfrutar de suas cores, sons e aspectos. Caímos na estrada, ou caminhando como faz “seu” Prata todos os dias ou pedalando como a gente faz. Ontem, estava ouvindo o colega Jorge se queixar de dores físicas e lhe falei de quanto as pedaladas, cada vez mais fortes, têm me feito bem. Quando a gente sua em cima da bike parece que estamos colocando pra fora do corpo todas as soluções químicas que não precisamos e deixamos só as necessárias. O equilíbrio de líquidos no corpo se regulariza, o coração e outros órgãos trabalham direitinho como um bom relógio e a pressão alta, o “inimigo invisível”, apenas um sintoma de que uma porção de coisas estão erradas, se normaliza, como tem que ser.

Em O Globo de 20/01/2008 p 43, diz: "Fatores genéticos e hereditários, combinados com dieta rica em sódio, vida sedentária, obesidade e estresse, são as principais causas de hipertensão. Ela é confirmada quando se mantém em 14x9 ou acima desse valor por mais de três medições. Números mostram que a maioria dos hipertensos está vulneráel a outras doenças graves". E aí vamos fechar nossa mandala com um fim de vida triste e sofrido? Sem essa!

Um comentário:

Renato Lopes disse...

Concordo em gênero, número e grau. Hábitos saudáveis hoje determinam como viveremos a "melhor idade". Lembrando sempre que nunca é tarde prá começar. Um grande abraço, Renato.